quinta-feira, 26 de março de 2015
Macetes de matemática - Lei de Euler
A Lei de Euler é utilizada para se encontrar vértices, faces ou arestas de polígonos. A fórmula V + F = A + 2, onde V representa os vértices, F representa as faces e A representa as arestas é a Lei de Euler. Um macete para memorizá-la é utilizar a frase: Vamos Formular Algo a 2
Papelzinhos ou papeizinhos?
Primeiro vamos tirar dúvida de como colocar no plural uma palavra que está no diminutivo. Por exemplo, você diria... Papelzinhos ou papeizinhos? Animalzinhos ou animaizinhos?
Então anote a dica: para pôr no plural os diminutivos formados com o sufixo -zinho, você primeiro tem de colocar a palavra primitiva (aquela sem o prefixo -zinho) no plural. E depois acrescentar o sufixo -zinho do diminutivo.
Veja o exemplo:
Para fazer o plural do diminutivo da palavra PAPEL, primeiro colocamos a palavra PAPEL no plural. Que dá, PAPÉIS. A essa forma no plural é que vamos acrescentar o sufixo do diminutivo -zinho:
PA-PEI-ZINHOS.
PA-PEI-ZINHOS.
E perceba que o S de PAPÉIS foi parar depois do sufixo.
Assim sendo: pasteizinhos, animaizinhos, faroizinhos, azuizinhos...
Assim sendo: pasteizinhos, animaizinhos, faroizinhos, azuizinhos...
segunda-feira, 16 de março de 2015
Dúvidas eternas: mas ou mais?
Quem nunca se confundiu na hora de empregar as palavras MAS e MAIS, não é mesmo? O problema é que essas duas palavras tão parecidas têm significados diferentes e, portanto, devem ser empregadas em situações também diferentes. Vamos às diferenças.
A palavra MAS deve ser usada em situações que indicam oposição, sentido contrário, como em Ele estudou muito, MAS não passou no vestibular
Perceba que nesse caso a palavra MAS pode ser substituída pelas palavras PORÉM, TODAVIA, CONTUDO...
Já a palavra MAIS (com i) é usada, principalmente, para indicar o aumento da quantidade ou de intensidade.
Ela é a menina mais bonita da sala.
Ela é a menina mais bonita da sala.
Note que a palavra MAIS nesse caso é o contrário de menos.
Temos ainda a forma MÁS (com acento agudo), que é o feminino de BOAS e plural de MÁ:
Eram pessoas muito MÁS.
Marcadores:
dica da semana,
gramática,
mas e mais,
português,
Rio das Ostras
quinta-feira, 12 de março de 2015
Dica da semana - O uso do particípio: pego ou pegado? Aceito ou aceitado?
Verbos como “pegar”, “chegar” e “imprimir” podem ser conjugados no particípio de duas formas: pela forma regular “pegado, chegado, imprimido” e pela forma irregular “pego, chego, impresso”.
Para muitos linguistas e estudiosos da área, não existe certo ou errado Mas para quem quiser tirar as dúvidas, há uma regra simples para o uso do particípio:
Por motivos sonoros, a gramática recomenda usar as formas regulares com “ter” e “haver” e as irregulares com “ser” e “estar.
Após os verbos ter ou haver, devemos usar a forma regular: “havia suspendido”, “tinha ganhado”, “havia gastado”, “tinha conquistado”.
Após os verbos ser ou estar, usa-se a forma irregular: “foi aceito”, “estava suspenso”, “fora ganho”, “era gasto”, “será pago”.
Exemplos:
O time tinha ganhado o último campeonato.
Ele já havia pegado a mala.
O corrupto foi pego em flagrante pela Política Federal.
O aluno foi expulso da escola.
O pneu do carro estava gasto.
Marcadores:
gramática,
particípio,
português,
regência
quarta-feira, 11 de março de 2015
Curso online na área de VESTIBULAR
Cursos Online para Vestibular - Com vídeo-aulas, tutoria e Certificado. Matricule-se Já em www.cursos24horas.com.br/parceiro.asp?cod=promocao116791&url=cursos/vestibular . Falta de tempo não é mais desculpa para não estudar! Conheça o Cursos 24 Horas e estude em qualquer lugar, a qualquer hora.
Cursos 100 Online com Certificado Entregue em Casa! São mais de 100 cursos em diversas áreas. Você estuda de forma rápida e prática. Veja a lista completa em www.cursos24horas.com.br/parceiro.asp?cod=promocao116791Estamos juntos!
Não trabalhamos com modelo de autoestudo.
Seu filho (a) não aprende sozinho no computador!
Aprende com PROFESSOR!!!
Seu filho (a) não aprende sozinho no computador!
Aprende com PROFESSOR!!!
Assinar:
Postagens (Atom)